FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO CAIO PRADO JUNIOR
1865 palavras
8 páginas
VERA LÚCIA CASARINFORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Barreiras- BA
2013
FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO CAIO PRADO JUNIOR
Publicado em 1942, o livro Formação do Brasil contemporâneo é considerado um clássico do pensamento social e da historiografia brasileira que vem traz com bastante veemência assuntos relativos a construção da nação brasileira ao longo dos séculos e vem mobilizando estudiosos e políticos, fazer frente a suas teses e contextualizá-las até os tempos atuais tendendo a aceitação ou rejeitando-as. A ótica do autor tem um profundo questionamento marxista, pois o mesmo era militante partidário e sua ideologia transpassava a análise sobre a realidade Brasileira.
Caio Prado Junior, nascido em São Paulo, fez seus estudos no Colégio São Luis e completou na Eastbourne na Inglaterra. Formado em 1928 pela Faculdade de Direito, hoje Universidade de São Paulo, onde obteve, em 1956, Livre docência com sua tese “Diretrizes para uma política econômica brasileira”. Foi deputado em 1947, recebeu o título de “Intelectual do ano” em 1966 pela publicação do seu livro “A revolução brasileira”, quando foi agraciado pelo prêmio Juca Pato. Faleceu em novembro de 1990.
O livro Formação do Brasil Contemporâneo é composto de uma parte introdutória onde faz um breve apanhado sobre o verdadeiro sentido da colonização, seguindo de três capítulos base onde expõe sobre povoamento, vida material e vida social, relatando a trajetória do Brasil com toda sua complexidade no período de formação enquanto nação nascendo e se construindo.
Já no momento de introdução o autor traz um pouco da história do Brasil desde o início do século XIX dando marcas de acontecimentos relevantes que vão desde a vinda da monarquia portuguesa para o Brasil compondo os primeiros sinais de emancipação política do país. Todo contexto brasileiro é analisado a partir de marcas no terreno social, político e econômico. Para o historiador um momento decisivo da história onde o Brasil pode