Formação de professores
FÍSICA
Dinâmica
1- Introdução
A Dinâmica é a parte da Física que estuda as causas de um movimento relacionando-as com suas conseqüências. Por causas subentendem-se as forças que o provocam, e como exemplos de conseqüências temos: o espaço percorrido, a velocidade, a aceleração etc.
2- Força
2.1- Definição É o agente físico capaz de provocar alteração na velocidade de um corpo (efeito dinâmico) ou, ainda, deformá-lo (efeito estático).
• Efeitos de deformação:
2.2- Características da força A Força é uma grandeza vetorial, portanto, apresenta: módulo, direção e sentido.
SISTEMA DE ENSINO UNIVERSO
13
2.3- Alterando o ponto de aplicação da força em um corpo extenso, muda-se o efeito produzido pela força
Unidades de força
As definições das unidades de força serão vistas no capítulo Leis de Newton. Sistema internacional: Sistema técnico: Sistema C.G.S.: Relação: 1 Kgf = 9,8 N Newton (N) Quilograma-Força (kgf) dina (dyn)
2.5- Força resultante É a força, fictícia, capaz de substituir todo um sistema de forças e produzir o mesmo efeito.
2.6- Determinação geométrica da resultante Processo do paralelogramo Esse processo usado para determinar a resultante é, basicamente, aplicado para um sistema de duas forças. Nesse processo, conduz-se o traçado de paralelas às forças através da extremidade da outra força, construindo um paralelogramo. A resultante será a diagonal desse paralelogramo.
Natureza de uma força
Na natureza, percebemos a existência de duas categorias diferentes de forças: as forças de contato direto (forças de contato) e as forças que atuam à distância (forças de campo). As forças de contato, como diz o próprio nome, são aquelas que surgem pela ação direta de um elemento material sobre outro, como por exemplo: chutar uma bola, empurrar uma porta ou puxar uma caixa com uma corda; as forças de campo são aquelas “forças misteriosas” que atuam pelo espaço vazio exercendo influência de um elemento sobre outro distante, como no