Formação de preço de venda
Neste tema temos como propósito, fornecer subsídios suficientes para que você tenha plenas condições de analisar os preços praticados pelo mercado e definir uma metodologia para uma política de preços saudável, que lhe possibilite lucratividade certa em suas negociações sempre que tiver comprado e vendido seus produtos, ou executado algum tipo de serviço.
Existem variados pontos de vista a respeito da administração do preço. Um deles é a prática de preços determinados pelo mercado, onde o empresário trata de acompanhar os preços da concorrência, ou, quando o próprio cliente é que determina o valor de compra de acordo com as opções de preços encontrados.
O outro preconiza que os preços devem ser elaborados baseados em cálculos econômicos, utilizando-se de índices internos dos custos fixos e variáveis para que garantam a margem de lucratividade desejada, e, neste caso, existem também, diversas formas de aplicação. Trataremos aqui de demonstrar as metodologias e fornecer-lhe ferramentas aplicáveis em sua empresa, diferenciando-as de acordo com a sua atividade, ou seja, específicos para as áreas de: indústria, comércio e serviços.
Em ambos os casos sua eficácia é questionada, pois, não avaliam ou prevêem a real necessidade e/ou capacidade da empresa, por que:
Praticar preços de vendas acompanhando o mercado, pode não propiciar a margem de lucratividade necessária em função de descompasso entre os volumes de vendas realizados em relação aos custos praticados, podendo resultar em prejuízos ou margens de lucro tão pequenas a ponto de desestimular a continuidade do negócio;
Elaborar cálculos de preços almejando uma determinada margem de lucratividade, considerando-se os custos efetivos da empresa, pode resultar em preços muito elevados que desestimulem e comprometam o volume de vendas necessário.
Portanto, é necessário saber planejar e definir estrategicamente seus preços de vendas baseados em múltiplos fatores,