Formação de preço de venda
Motivos para a decisão de preço: Lançamento de um novo produto, introdução de produtos regulares em novos canais de distribuição ou em novos segmentos de mercado, conhecimento de alteração de preços dos concorrentes, variações significativas da demanda, para mais ou para menos, alterações significativas na estrutura de custos da empresa e dos produtos, bem como dos investimentos, mudança de objetivos de rentabilidade da empresa, adaptação às novas estratégias de atuação no mercado, alteração na legislação vigente, adaptação a novas tecnologias existentes ou empregadas etc. (PADOVEZE,2003)
Objetivos na decisão de preço: O objetivo central é a criação de valor para os acionistas, via retorno sobre o investimento. Outros objetivos podem ser relacionados: expandir vendas e crescimento de mercado; evitar a competição e garantir a sobrevivência, ser líder de preços etc. (PADOVEZE, 2003)
Modelo de decisão de preços: Modelos de decisão de preços orientados pela teoria econômica: partem da premissa básica de que as empresas, agindo de forma racional, procuram maximizar seus lucros, tendo pleno conhecimento da curva de demanda de mercado e de seus custos. Nesse modelo é necessária a identificação da estrutura de mercado (concorrência perfeita, monopólio e concorrência monopolística). (PADOVEZE, 2003)
Modelos de decisão de preço de venda orientados pelos custos: Formam o preço dos produtos, por meio do cálculo de seus custos e da adição de uma margem de lucro objetivada, pressupondo-se que o mercado absorva a quantidade oferecida ao preço obtido nessa equação. (PADOVEZE, 2003)
Modelos de decisão de preços de venda orientados pelo mercado: Levam em consideração somente a demanda do produto ou a ação da concorrência e o valor percebido pelos clientes, ignorando os custos no estabelecimento de preços. (PADOVEZE,