Formação de instrutores
Quais as principais características que você ressaltaria em um instrutor, destaque aquela que considera fundamental e justifique?
Relacionaria como características principais:
a) Apresentar domínio e conhecimentos plenos acerca do conteúdo a ser transmitido;
b) Desenvolver uma boa e fluida interação e comunicação com os treinandos;
c) Ser capaz de tornar os períodos de ensino algo agradável, estimulante, dinâmico;
Quanto à característica fundamental do instrutor, destacaria, a meu ver, a capacidade de ser, antes de tudo, humilde e, assim, saber ouvir, não se sentir o dono do saber, ter em mente que é um momento de troca e tudo que for dito pode ser aproveitado como fonte de aprendizado recíproco, e ser capaz, igualmente, de perceber, compreender e aceitar as diferenças individuais, com suas limitações, capacidades e potencialidades próprias.
Na empresa em que você trabalha ou trabalhou existe alguma política de segurança no trabalho? Em caso positivo, apresente as diretrizes apresentadas pela política utilizada pela empresa; em caso negativo, pesquise sobre o assunto desta prática em outras empresas, informando as fontes de consulta.
Basicamente, na instituição pública em que trabalho, as políticas de segurança vêm sendo desenvolvidas de forma que cada funcionário possa estar bem informado - através, por exemplo, de palestras - sobre questões referentes à saúde bucal, hábitos alimentares, ginástica laboral, ergonomia, entre outras. E, nesse sentido, são sempre destacados, como ponto central, os “Acidentes no Ambiente de Trabalho”, enfatizando-se a importância de garantir que os trabalhadores estejam plenamente capacitados para desempenhar suas funções com segurança, e ressaltando-se, igualmente, que a segurança é um fator que contribui para a excelência empresarial e que as pessoas têm direito a informações sobre os riscos a que possam estar expostas nesse