Formação de Gestores em FInanças - Parte I
Autores
Ficha Catalográfica
Notas dos Autores
Prefácio
APRESENTAÇÃO
CONCEPÇÃO DO CURSO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS DO CURSO
PÚBLICO ALVO
METODOLOGIA DE ENSINO
CERTIFICADOS
DADOS BÁSICOS DO CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I - O AMBIENTE DOS GESTORES FINANCEIROS
1. A atividade empresarial e o empreendedorismo
1.1 O negócio do ponto de vista do empresário
Para entendermos bem o ambiente no qual estamos inseridos, é importante a tomada de consciência das diferenças existentes entre os dois lados da moeda. Entre os atores presentes à arena em que se desenrola a atividade empresarial, estão, de um lado, o empreendedor ou empresário, e de outro, seus colaboradores, das mais diferentes características, tais como empregados, fornecedores e clientes.
É necessário o entendimento prévio do negócio, visto sob o ponto de vista do empresário, também chamado de acionista, nas sociedades compostas por ações, ou cotistas nas sociedades compostas por cotas de responsabilidade limitada.
Este personagem, na realidade, se apresenta como o cliente-fim de toda a atividade que deve ser desempenhada com maestria pelo gestor de finanças.
No setor produtivo privado, o atendimento às expectativas do empreendedor é fator de determinação do sucesso ou insucesso das técnicas de gestão e tecnologias aplicadas no desenvolvimento do negócio como atividade lucrativa.
A razão de existir de todo negócio, foi a decisão tomada pelo empreendedor, em algum momento do passado, de investir tempo e dinheiro naquela oportunidade, acreditando que, ao se cercar dos mais competentes profissionais, a empresa passaria, a partir de determinado momento, a ter condições de manter sua própria subsistência, gerando, além disso, dividendos que justificassem a permanência daquele capital investido ali, em detrimento das demais opções de investimento.
Dentro dessa linha de raciocínio, o objetivo maior do gestor de finanças, é sempre a maximização do