Formação de cartéis no brasil
Atividade que tem como objetivo a análise de aspectos relacionados á formação de cartéis no Brasil, de que maneira influenciam a economia brasileira, e as consequências da formação desses cartéis.
Cartel é ilegal por se tratar de um acordo entre empresas diferentes com interesses em comum, virando um monopólio. E em decorrência desse acordo fixam preços e estabelecem condições de vendas para atender e até limitar a demanda, além de eliminar a possibilidade de concorrência. Sendo assim, obtém maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
.
Setores com maior incidência de cartéis
Segundo noticiários a pratica de cartéis tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Os setores com maior incidência são os que comercializam um produto de necessidade e geralmente existem poucos concorrentes. Como exemplo podemos citar o setor siderúrgico, postos de gasolina, indústrias farmacêuticas, empresas aéreas.
Um dos casos mais conhecidos é o da “Operação Mão Invisível” realizada pela PF em 2008, na qual cumpriram 42 mandados de busca e apreensão além de 24 prisões temporárias em residências, escritórios, postos de combustíveis, sindicatos e distribuidoras de Belo Horizonte.
Um caso recente foi a “Operação Vulcano” em 30 de maio de 2012, do Ministério Publico e da Policia Federal para combater a possível prática de cartel de combustível nos postos de Mossoró.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os cartéis trazem muitas consequências para a economia, pois impedem a livre concorrência entre as empresas, desequilibrando o preço que seria justo ser pago.
O consumidor é lesado, pois precisa do produto/ serviço e acaba tendo que pagar o preço imposto pelos cartéis. O que desestimula o consumo, em alguns casos se tornando inacessíveis ao consumidor.
Além de não haver estimulo à inovação tecnológica, impactando na perda de qualidade do produto/serviço.
Ações que devem ser