Formação das Escrituras do Antigo Testamento.
Introdução ao Antigo Testamento – Rev. Daniel Piva
15/05/2013 – Formação das Escrituras do Antigo Testamento.
Denis Monteiro
O AT foi escrito por pelo menos quarenta escritores e com um único Autor, Deus. Ele foi composto durante o período de mil anos que se estenderam de meados do segundo a meados do primeiro milênio a.C. O AT foi escrito em cinco gêneros ou tipos literários: lei, narrativa histórica, poesia, sabedoria e profecia.
As escritas humanas mais antigas foram encontrados no Egito Antigo e na Mesopotâmia que datam a 3000 a.C. O estágio final da escrita foi a mudança do sistema de escrita silábica para a escrita alfabética. O hebraico do AT é representado pela escrita alfabética. O hebraico, como o fenício, moabita, amonita, edomita e ugarítico eram dialetos derivados de sistema de linguagem alfabética proto-semítica.
Inscrições monumentais foram conservadas em paredes de pedra e placas de pedras. Outros materiais de escrita antiga incluíam argila e tabuinhas de madeira, manuscritos de papiro e rolos e pergaminhos. O AT não menciona a tinta usada para escrever nos rolos, mas especifica o buril, a faca de escrivão para afiar as penas.
Os manuscritos mais antigos do AT foram compostos apenas com as 22 consoantes do alfabeto hebraico. Os massoretas eram estudiosos e escribas judeus que aperfeiçoaram as divisões de palavras e acrescentaram pontos (sinais vocálicos), sinais de pontuação e divisões de versículos ao AT hebraico.
Naturalmente o longo processo de cópia manual produziu erros de transmissão. Tais erros de visão, audição, escrita, memória e raciocínio são chamados de variantes ou leituras do texto.
A palavra cânon não aparece na Bíblia. Mas a palavra qaneh significa “junco” ou “talo”. Aplicada ás Escrituras hebraicas, a ideia de cânon tem conotação intrínsecas e extrínsecas. Para a formação do cânon é analisados algumas questões como os