Formação da taxa de juros no mercado financeiro
“Comente a forma pela qual se dá a formação da Taxa de Juros no Mercado Financeiro, desde a sua formação primária (saldo de dívida do Governo) até os agentes tomadores e doadores de recursos, representados pelos agentes (Pessoas Físicas e/ou Jurídicas) que precisam de recursos financeiros e/ou estão dispostas a aplicar os recursos no mercado.”
“Lembre-se de comentar o que é o mercado SELIC e CETIP, bem como o que é o Curto Prazo e o que é o Longo Prazo sob o aspecto financeiro.”
“Comente, também, como o Mercado Financeiro colabora para orientar uma Empresa na sua Tomada de Decisão de Investimento em seus Negócios.”
Formação das Taxas de Juros no Brasil O Mercado Financeiro é formado pelo Governo, Tesouro Nacional, Banco Central do Brasil, Instituições financeiras, Tomadores e Doadores de recursos (R$).
O Tesouro Nacional é o caixa do Governo no país, recebe impostos, lucros e vendas de titulos, privatizações entre outros, gasta com serviços e investimentos no pais.
O Banco Central do Brasil, é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária (COPOM), cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.
O Mercado Interbancário é utilizado por bancos que o utilizam para otimizar o caixa disponível, é um mercado onde o governo não tem acesso, o Banco Central não interfere nesse mercado, aqui é formado a taxa CDI (Certificado de Depósitos Interbancários).
Os “poupadores”, portanto, são os agentes econômicos superavitários dispostos a transformar suas disponibilidades monetárias em ativos financeiros, através da oferta de recursos, sujeitandose aos