Formação da Realeza Palaciana
Formação da Realeza Palaciana
Palácio Minoico – Creta
Palácio Micênico – Peloponeso
Sobre a Ilha de Creta
As escavações na ilha de Creta tiveram início por volta de 1900, no espaço de poucos anos foram achados os palácios de Knossos, Phaistos, Malia, Palaikastro, Gournia. Entretanto o mais espetacular e publicado foi Knossos na qual Arthur Evans delimitou o período em três fases, a saber civilização Minoica antiga, Média e Tardia com base na narrativa mítica de Minos e os Minotauro (O.T.P.K.Dickinson, 1994:02) Servindo de modelo para a análise dos demais monumentos encontrados na ilha.
Documentação
Aristóteles, Política II: cap VII, v.1272ª A ilha de Creta parece ter sido feita pela natureza para dominar a Helade, pois a sua localização é privilegiada, pois ela se estende pelo mar em torno do qual quase todos os helenos estão estabelecidos. Em decorrência desta localização o anax/soberano Minos conquistou o império do mar e submeteu algumas das ilhas próximas e estabeleceu colônias em outras.
Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, 1,4 e 8 Minos foi o mais antigo de todos os personagens tradicionalmente conhecido a ter uma frota e a conquistar grande parte do hoje chamado Mar Helênico, tornado-se o senhor das ilhas Ciclades e primeiro colonizador de maior parte delas, expulsando os cários...... ele tentou livrar os mares da pirataria para receber com maior segurança os tributos que lhe eram devidos. O professor Ciro Flamarion Cardoso no livro Modo de Produção Asiático: nova visita a um velho conceito. (C. Cardoso, p.85) analisa a discussão sobre Creta minoana na era dos palácios de 1900 a 1450 aC e afirma que as informações tem por referencia uma documentação produzida em período bem posterior. A ilha de Creta floresceu na parte centro-oriental uma forma primordial que denominamos de civilização minoica e apresentava condições favoráveis para a agricultura e a criação de gado. Devemos demarcar que não havia