formação da língua portuguesa, em território brasileiro.
produção textual individual
Xinguara
2014
MAIRA CHÁLIDA PEREIRA ANDRADE
produção textual individual
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de : Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa; Língua Portugesa: Conceitos Gerais ; Teoria da Literatura; Língua Latina e Métodos e Técnicas de Pesquisa Seminário de Práticas III.
Prof(s) Ana Paula Silveira; Celso Pagnan;Rosemari Calzavara; Eliza Nantes.
Xinguara
2014
Introdução
Apresento neste presente trabalho um breve resumo sobre a formação da língua portuguesa, especificamente em território brasileiro.
Em 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral chega às costas do Brasil, de que toma posse em nome do rei D. Manuel de Portugal. Quando os portugueses se instalaram no Brasil o país era povoado por índios. Importaram depois da África grande número de escravos. O português europeu, o índio e o negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas, no que se refere à cultura, a contribuição do português foi a mais importante. No início do período colonial somente o litoral era colonizado. O Brasil era um país essencialmente rural, somente com funções políticas administrativas e religiosas; o seu papel intelectual e cultural era bastante limitado, portanto não existiam universidades. Os jovens brasileiros formavam-se em Coimbra. Nesse período a linguagem utilizada para a comunicação entre colonos e nativos é a língua geral, ou seja, o tupi principal língua indígena das regiões costeiras, mas um tupi simplificado pelos jesuítas. Os colonos europeus de origem portuguesa falam o português europeu, as populações indígenas, africanas e mestiças aprendem o português, mas manejam-no de forma imperfeita. No entanto, muitos povos indígenas conservam os seus Idiomas