FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FORMA DE QUALIDADE DE ENSINO NA MODALIDADE EJA
Marcos Roberto Pasdiora1
Paula Maria Ferreira Faria2
RESUMO
Esta monografia tem como intenção investigar a formação continuada como forma de qualidade de ensino na modalidade EJA, seu objetivo específico visa mostrar a realidade de Escola na modalidade de Jovens e Adultos, no município de Curitiba/PR, e identificar os motivos que levam esta realidade escolar a vivenciar dificuldades em seu ensino aprendizagem no que diz aos educadores e sua formação continuada, buscando conhecer os docentes que atuam na Eja, Mapear o perfil dos docentes (QPM ou PSS ) e Investigar qual a problemática da dificuldade dos docentes em buscar uma formação continuada. Ficou claro que o verdadeiro foco da formação continuada dos docentes dessa modalidade, se contribui e se complementam as ações que já vem sendo realizadas. Identificou-se que apesar de todos os esforços da mantenedora, Secretaria Estadual de Educação, ainda é frágil e necessita de comprometimento por parte de todos os envolvidos na EJA. Uma vez que se trata de uma modalidade que exige a formação específica em EJA para que tenha condições de intervir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes jovens e adultos.
Palavras-Chaves: Formação Continuada. Professores da EJA. Qualidade no Ensino da EJA. Formação e Educação.
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa visa analisar a Formação Continuada dos Professores como forma de qualidade de Ensino na modalidade EJA. Pois, a formação continuada é o modo mais fácil para que se consiga atingir a melhoria da qualidade do ensino.
Os agentes responsáveis pela educação têm-se voltado em atender alunos nas mais diversas realidades.
Deste modo, a educação segue os princípios legais assegurados na Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases n.° 9.394 de 1996 que estabelece a educação como um direito de todos os brasileiros. No entanto, as inconstâncias das políticas educacionais