formação acedemica brasileira
A intensificação das relações entre metrópole e colônia pode ser explicada pela mudança da capital da colonial de Salvador para o Rio de Janeiro, uma vez que as regiões mineradoras estavam localizadas longe da costa, principalmente em relação a antiga capital colônia.
Essa intensificação também justificou-se pelo rápido crescimento da produção de ouro, uma vez que as reservas eram de aluvião, bem como pela geração de uma grande expectativa da durabilidade das reservas. Expectativa essa infundada, devido a falta de possibilidade de estimar sua reserva.
Tal expectativa, justificou fluxos emigratórios da metrópole para a colônia, de não somente trabalhadores, mas também de comerciante que vieram para dar suporte a economia que crescia com a construção de cidades em torno das “minas”.
Com os movimentos migratórios, houve, a grosso modo, um declínio das demais atividades econômicas, gerando o empobrecimento e o despovoamento das regiões onde se localizavam tais atividades. No entanto, algumas regiões se viram fortalecidas, devido a necessidade de abastecimento de animais e alimentos para a região mineira, gerando a articulação de distintas regiões econômicas das colônias.
2. De que forma o início da utilização da mão de obra imigrante no regime de colonato contribuiu para o início da industrialização no Brasil?
O aumento da exportação trouxe a possibilidade de investimentos em novas tecnologias de plantio, bem como o aquecimento da economia brasileira.
3. Examine as bases do Convênio de Taubaté de 1906 no Brasil e seus principais