formaçao social,economicae politica do brasil
Esse trabalho tem como objetivo, através de pesquisas, relatar as diversas formas de leitura e escrita. Reproduzimos a forma como a leitura e produção de textos são desenvolvidas na sociedade.
Dentro desse contexto apontamos a definição de gênero textual e os elementos que caracterizam um gênero, analisamos também os elementos coesivos e mecanismos de coesão presente em um texto.
Dentre os tipos de textos analisados encontramos três tipos de texto:
Descritivo, narrativo e dissertativo-argumentativo.
Pesquisamos também, informações a respeito da Reforma Ortográfica e mudanças que ocorreram na nova ortografia da Língua Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi realizado através de pesquisa e debates em grupo.
Leitura na escola: livro, biblioteca de classe.
Os professores são desafiados na formação de leitores na escola. Quantos maiores forem os recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho com os textos escritos, maior a chance de tornar mais adequado mais consistente.
Aula de biblioteca de classe destina- se ao ensino da leitura, pratica de ler. Antigamente se apoiava nos livros enciclopédico a aprendizado da leitura buscavam instruir os alunos nas mais divididos campos, ciências, historia etc... O segredo modela identificava o leitura aos ensinamentos morais e cívicos.
Nas escolas modernas, (...) a biblioteca é parte integrante e da mais alta relevância nos organismo escolar, nas escolas mais modernas se vem livros por toda parte, tendo- os alunos com fartura a sua disposição como acontece, por exemplo, nos estados Unido.
(Campos, 1936:272 apud Mendes filoo.or.1998.1) a da
Dados da Folha de São Paulo acerca da biblioteca escolar: em cuja noticia manchete e as não bibliotecas afirma-se que das 180 mil escolas do ensino fundamental do pais só 26% tem este espaço de leitura... O vácuo literário atinge por baixo 24 milhões. Segundo o texto, os dados do ministério da educação