Formaçao economica do brasil
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GRUPO
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E
POLÍTICA DO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de graduação de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Ponta Porã – MS como nota parcial na matéria de Formação Social, Econômica e Política do Brasil.
Tutor presencial: XX.
Professor-tutor à distância: Edilene Xavier Rocha Garcia.
Ponta Porã – MS
2011
Introdução
O presente trabalho apresenta uma importante reflexão acerca do nosso processo de colonização e suas conseqüências na formação do povo brasileiro. Aspectos históricos, políticos, econômicos e culturais são largamente discutidos e analisados, revelando como se deu a influência das eras passadas, desde a colonização até a atualidade e seus reflexos no povo brasileiro.
O período colonial: estrutura econômica, política e social
O descobrimento do Brasil se deu em meados do século XV e XVI, na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos. Neste período, Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo, os países mais desenvolvidos em questão de navegação. As caravelas de Portugal lançavam-se ao mar com um enorme desejo de se aventurar, de conhecer novas terras e explorá-las, além da busca por benefícios materiais, que eram o ouro e as especiarias buscados das Índias e revendidos na Europa. No dia 22 de abril de 1500, as caravelas portuguesas, comandados por Pedro Álvares Cabral, avistaram terra seca e chegou ao litoral sul do nosso país, atual estado da Bahia. Somente no dia 24 de abril, dois dias após a chegada, houve o primeiro contato entre o povo que aqui habitava (índios) e os portugueses. Esse encontro, de acordo com relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha se deu nas caravelas portuguesas e em função do grande choque cultural entre os dois povos, houve grande estranhamento de ambos os lados. Foi celebrado pelos portugueses, em 26 de abril, a primeira missa, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra, e