Formaçao de atitudes
Introduzimos aqui de forma clara e direta, definições sobre o que é chamado atitude; Como as atitudes se formam, dando menor ênfase sobre como elas se modificam, entretanto levando em consideração fatores determinantes para isto, já que entender a mudança de atitudes nos leva a entender fatores necessários para sua formação.
Teremos como foque principal as teorias de autores diferentes que, apesar de apresentarem teorias e linhas cognitivas diferentes, trazem de forma peculiar formas diferentes sobre a compreensão de formação de atitudes. É notável dizer também, que nosso grupo concorda que todas as teorias conseguem se conciliar e formar um entendimento “globalizado entre as teorias”.
Começaremos agora, com base na teoria de Bruner e White; Smith:
Os autores citados acima discutem qual seria a importancia de nossas opiniões a respeito de nossas atitudes. É compreendido no texto, que nossas opiniões/atitudes tem por base nossas crenças e aprendizados passados, cujos quais vão servir para que seja possível avaliar um aprendizado novo, tendo como base nossas crenças anteriores. A partir do momento em que você tem uma opinião formada, você tem a chance de reagir de diferentes formas de acordo com aquilo que te é apresentado.
As nossas opiniões, segundo estes autores, interferem de forma direta no nosso ambiente devido a nos auxiliar sobre como acontece nossa inserção a sociedade.
Segue abaixo três funções principais que Smith, Bruner e White destacam para a compreensão de sua tese:
Avaliação do objeto:
Nunca avaliamos nossa posição sobre algo se levarmos em conta o que pensamos sobre outra coisa. Ex: Não ignoramos o fato de já ter sido atacado por um cachorro, ao dizer “eu não gosto de cachorros”.
Ou seja, você avalia algo como bom ou ruim, de acordo com suas crenças e experiências passadas.
Ajustamento Social:
Nos possibilita a facilitação, o termino, a manutenção e mais ou menos harmoniosa com outras pessoas. O