Formatos de imagens
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os formatos de imagem de uso mais generalizado, bem como, explicar como estão organizados os dados das imagens e as diferentes formas de compactação utilizadas para redução das imagens.
Palavras-chave: Formatos de imagem.
1 INTRODUÇÃO
A imagem é uma representação de uma cena por meio da reflexão da luz na área enquadrada e adquirida por meio de dispositivos sensíveis a luz. A imagem digital precisa reproduzir os mesmos elementos da imagem original. Reconstruir a imagem pelo sistema visual humano é complexo, pois a imagem carrega informações que são interpretadas por um complexo conjunto de tarefas cognitivas e interpretativas para se extrair as informações transportadas. Processar e analisar imagens com auxilio de máquinas é uma ciência que permite modificar, analisar e manipular imagens digitais a partir de um computador.
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.
¹ Aluno - Curso de Sistemas de Informação Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: sanchesmil@yahoo.com.br
2 DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS
2.1 PIXEL E RESOLUÇÃO
Pixel ou Picture Element é considerado o menor elemento de uma imagem digital, refere-se aos pontos que o olho humano consegue distinguir em uma imagem real através da resolução espacial da visão que é capaz de detectar uma matriz de aproximadamente 3.000 X 3.000 pixels. Na verdade é uma representação abstrata da imagem real no domínio digital. Na fotografia com filme o menor elemento de uma imagem é o grão da emulsão (do papel ou filme), que equivale ao pixel. Este não tem tamanho previamente definido; depende da resolução de captura. Por exemplo, uma