Formatos de imagem
> descrição geral
Formatos digitais de imagem é a definição usual para ficheiros usados na organização e manipulação de imagens digitais. Estas imagens digitais podem ser compostas de duas formas: por pixéis ou por vectores. Os pixéis constituintes de uma imagem estão ordenados em forma de grelha, através de linhas e colunas. O valor numérico de cada pixel representa o seu valor de brilho e cor.
> tamanho de ficheiro
O tamanho de uma imagem digital é expresso em bytes, sendo que estes aumentam consoante o número de pixéis existentes numa imagem, assim como a sua profundidade de cor. Quanto maior for o número de linhas e colunas, maior será a resolução da imagem e por conseguinte o tamanho do ficheiro. Um pixel de 8 bits equivale a 1 byte de tamanho e é capaz de armazenar 256 cores, enquanto um pixel de 24 bits equivale a 3 bytes de tamanho e é capaz de armazenar 16 milhões de cores.
> compressão
Com o aumento da resolução das imagens e o seu tamanho, foi necessário desenvolver algoritmos de compressão que permitissem reduzir este efeito. Como exemplo, uma imagem capturada a partir de uma câmara digital de 12 Megapixéis produz, sem compressão, uma imagem com um tamanho de 36 Megabytes. Este resultado traduz um problema de manuseamento e armazenamento do ficheiro. Para colmatar este efeito foram desenvolvidos dois tipo de algoritmo: o algoritmo Lossless Compression que permite a redução do tamanho da imagem sem afectar a sua qualidade e o algoritmo Lossy Compression que tira vantagem da limitação do olho humano. A informação não visível é desconsiderada, conseguindo assim, a redução do tamanho da imagem. Quanto maior for a compressão neste algoritmo, menor é a qualidade de imagem.
> tipo de formatos de imagem
Além dos formatos de imagem proprietários, existem outros largamente usados nos nossos dias e em grande escala na internet. Estes formatos podem ser do tipo raster (bitmap) ou vectoriais. Imagens