Formatando PenDrive
Uma das melhores invenções atuais para a troca de dados certamente é o pendrive que, além de pequeno, pode armazenar informações cruciais de forma segura e simples. Ele funciona da mesma forma que o drive do computador, com a vantagem do tamanho que dá para carregar no bolso, deixando a vida ainda mais fácil.
Porém, com a quantidade de informações que armazenamos hoje em dia, formatar o pendrive de vez em quando é indispensável. Isso faz com que você libere o espaço do dispositivo para armazenar novas informações e o deixe limpo, de fato, de qualquer arquivo armazenado ali.
O Baixaki vai ensinar você a realizar essa tarefa rapidamente, explicando em detalhes para o que serve cada opção dada pelo sistema. Assim, você pode escolher as configurações que melhor se adaptam à sua necessidade.
Para o Windows
Não importa se você usa o XP, Vista ou Windows 7, a maneira de formatar é sempre a mesma. Ao inserir o dispositivo na porta USB, ele será reconhecido pelo sistema operacional e aparecerá em “Computador”, ou no “Meu Computador”.
Para iniciar o processo, clique com o botão direito no drive e escolha a opção “Formatar” para abrir as informações daquele pendrive. Ali, você encontra a capacidade total do dispositivo, o sistema de arquivos, a unidade de alocação e pode renomear o volume, além de escolher entre a formatação rápida ou normal.
Ao selecionar a opção “Iniciar”, o sistema vai pedir uma confirmação do processo, uma vez que a formatação apaga todos os dados ali armazenados. Clique em “Ok” para que ele faça a formatação.
Linux e Mac
A tarefa para sistemas Linux também pode ser feita da mesma forma, ou seja, você vai clicar com o botão direito no drive que ali aparece e escolher a opção “Formatar” para escolher todas as opções e processos.
Já no Mac, o caminho para a formatação é um pouco mais longo, mas nem por isso mais complicado. Abra o HD e clique em “Aplicativos” e, a seguir, em “Utilidades”. Para chegar até onde estão os drives, ainda