Formas e Fontes de energia
Consórcio CEDERJ
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Projeto SEEDU – Formação continuada de professores
Curso Biologia_3B-9º ano
Formas e Fontes de energia (Plano de Trabalho (Tarefa 2)
Eduardo Porto
QUEIMADOS / RJ
Setembro / 2012
1. Introdução
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas por ser uma ameaça ao meio ambiente.
Na esteira da questão ecológica, as chamadas “fontes alternativas de energia” ganham um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis, e por isso perene. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar (painel solar, célula fotovoltaica), a energia eólica (turbina eólica, cata-vento), a energia hídrica (roda d’água, turbina aquática) e a biomassa (matéria de origem vegetal).
2. Objetivos
- Conhecer a forma como a energia elétrica é gerada nos diferentes tipos de usinas.
- Analisar os prós e contras da utilização de diferentes fontes de energia, considerando impactos ambientais, econômicos e sociais.
- Exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários a utilização de cada uma das fontes de energia que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.
3. Desenvolvimento
A aula será iniciada com um questionamento sobre fontes de energia, seguida da apresentação de um vídeo onde diversos