Formas Normais
Introdução
Bom, é um processo onde se aplica regras a todas as entidades (tabelas) do banco de dados, a fim de evitar falhas no projeto, como redundância de dados, mistura de diferentes assuntos numa mesma entidade, entre outros problemas. As formas normais mais conhecidas como, a primeira, segunda e terceira formas normais. Basicamente, aplicando e respeitando as regras de cada uma dessas formas normais, poderemos garantir um banco de dados mais íntegro, com uma grande possibilidade de sucesso no seu projeto.
Mas o que é Normalização em banco de dados? Para entender o processo de normalização, como foi inicialmente proposto por Codd (1972), sujeita um esquema de relação a uma série de testes para certifica-se de que ele satisfaça certa forma normal.
A normalização de dados é uma técnica de decomposição utilizada no projeto de banco de dados com objetivo de prover um armazenamento consistente, evitando redundância de dados e anomalias de atualização.
Inicialmente, Codd propôs três formas normais: 1ª, 2ª e 3ª. Todas baseadas nas dependências funcionais entre os atributos de uma relação. Uma nova forma normal foi proposta por Boyce-Codd, que é mais forte do que 3ª FN.
1FN – Primeira Forma Normal
Uma entidade estará na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atômicos, ou seja, não conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor.
Passos a serem aplicados para consolidação da 1FN:
- Identificação da chave primária da tabela.
- Identificação da coluna que contem dados repetidos e removê-las.
- Criação de uma nova tabela com chave primária para armazenamento do dado repetido.
- Criar uma relação entre a tabela principal e a tabela secundária
Na tabela acima, podemos identificar que o campo Telefones, contém informações de mais de 1 telefone do cliente. Nesse caso, teremos que criar uma outra tabela, para que possamos armazenar corretamente os telefones dos clientes. Abaixo como