Formas Farmacêuticas Líquidas
Formas Farmacêuticas Líquidas
Clisteres ou Enemas
Os clisteres ou enemas são preparações líquidas (soluções, suspensões ou emulsões) destinadas a serem introduzidas no recto e/ou cólon por via rectal. Podemos dividir este tipo de formas farmacêuticas líquidas em clisteres de limpeza ou evacuadores (aquosos (500ml) ou oleosos (200 ml) e destinam-se a favorecer a evacuação das matérias fecais), e em clisteres medicamentosos (pretende-se que sejam retidos no sentido de agirem directamente sobre a mucosa intestinal (acção local) ou no sentido de serem absorvidos por via rectal (acção geral) possuindo um volume inferior a 100 ml no adulto e inferior a 10 ml na criança).
Preparados Injectáveis ou Injecções
Os preparados injectáveis, também designados de injecções, são soluções, suspensões ou emulsões, estéreis, de substâncias medicamentosas em veículo aquoso, oleoso ou outro apropriado, para serem administradas por via parentérica. Consideram-se fundamentalmente dois tipos de preparados injectáveis, as preparações aquosas, e que se utiliza “água para preparações injectáveis” isenta de pirogénios, geralmente bidestilada ou esterilizada, e as preparações oleosas, em que se utiliza o azeite esterilizado, a não ser que esteja expressamente indicado um outro veículo.
As injecções ou as substâncias estéreis para a sua obtenção (preparações extemporâneas) são acondicionadas em recipientes estéreis (ampolas ou frascos) de vidro ou outro material adequado, os quais serão fechados por fusão do vidro ou outro processo que não desprenda quaisquer partículas, nem altere física ou quimicamente a preparação. Os recipientes destinados a conter medicamentos injectáveis são considerados parte integrante das formas farmacêuticas, dado que constituem eles mesmos recintos nos quais as soluções devem conservar-se estéreis e estáveis. O material deve ser transparente, inerte e de natureza que não permita a difusão (vidro ou plástico).
Na prática, as preparações