Formas de Pagamento do Salário
Formas de Pagamento
São Paulo, 2014
Sumário
Introdução:
Este trabalho é sobre as formas de pagamento, seus sistemas, componentes de remuneração, junto com alguns artigos da CLT, risco de se realizar o pagamento em cheque, melhor forma de realiza-lo e a forma de como altera-lo. O objetivo desse trabalho é de esclarecer, ensinar e sanar dúvidas sobre o tema.
Sistemas de pagamento:
Nosso ordenamento jurídico permite três tipos de sistema de pagamento de salário: por unidade de tempo; por produção e; por tarefa.
Por unidade de tempo:
Salário por tempo, é aquele pago em função do tempo que o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu à disposição do empregador.
Neste sistema, leva-se em conta as horas e minutos em que o empregado esta à disposição do empregador, sem levar em conta o resultado do trabalho, isto é, não é necessário que se tenha produção. O empregado ganha pelo tempo que ficou a disposição do empregador.
Dentro deste sistema, o empregado pode receber seu pagamento das seguintes formas: por mês; por quinzena; por semana; por dia; e, por hora trabalhada.
- Por Produção:
Salário por produção é aquele calculado com base no número de unidades produzidas pelo empregado. Calcula-se apenas o resultado obtido no período trabalhado, sem considerar o tempo gasto. É o caso do pagamento por comissão ou por unidade produzida.
O objetivo do pagamento por produção é estimular a produção do empregado, incentivando assim o aumento da produtividade.
No pagamento por produção, é possível que o salário seja fixado exclusivamente por produção, desde que esteja assegurado o pagamento do salário mínimo ao