Formas de Investiemnto
A forma mais comum de investimentos é a poupança, porém será esta a melhor forma de investir seu dinheiro? Bom, tudo depende do seu perfil de investimentos, a sua preocupação com riscos e o tempo. Existem formas de investimentos que são excelentes quando bem realizados.
Poupança:
A poupança é uma forma bastante segura de obter rendimentos e com diferenciais de serem isentas de IR e não possuírem taxas de administração. Se você detém de um perfil mais conservador e não gosta de correr muito risco, a poupança é uma boa pedida. Esta forma rende, geralmente, entre 5,5% a.a a 5,9%, 6,0%a.a. O risco é baixo.
Previdência:
É um investimento de longo prazo para complementar a aposentadoria
CDB:
Semelhantemente ao governo que emite títulos para obter dinheiro, os bancos emitem certificados (os CDBs) para o mesmo propósito. Funciona de forma simples, você compra o título privado e o banco faz uso de seu dinheiro e paga a você um juros anual. O risco é baixo, a rentabilidade é baixa para média. Tome cuidado com a rentabilidade que é ligada ao CDI. Procure rentabilidade de ao menos 85% do CDI.
Tesouro Direto:
Os Títulos públicos, assim como os bancos, são a maneira do Governo Federal obter recursos para o financiamento da dívida pública e também para investimentos em infraestrutura, educação, saúde, e etc. Ao comprar um título, você paga ao Governo que usa seu dinheiro para financiar ou investir no crescimento do país. O risco é baixo, a rentabilidade é baixa para média. Leve em consideração o momento da compra, porque as rentabilidades variam de acordo com a Selic, tome cuidado.
Fundo de Ações:
Nesta forma de investimento, os gestores utilizam seu dinheiro para comprar ações na Bolsa de Valores. A carteira e o montante aplicado em cada ativo é de responsabilidade do gestor e você deve analisar o risco do fundo e explorar se existem, em outras instituições, carteiras e fundos melhores.
As carteiras comumente contemplam empresas que pagam