Formas de etiquetagens
- Embalagem de prateleira.
Integra o preço e tem finalidade estática e de proteção simples.
- Embalagem de trasporte (acondicionamento)
Proporciona maior proteção e facilitação do manuseio e deslocamento.
- Unitização
Corresponde à alocação de um conjunto de mercadorias em uma única unidade com dimensões padronizadas, o que facilita as operações de armazenamento e movimentação da carga sob forma mecanizada. Não constitui propriamente uma embalagem, é um acessório para o deslocamento ou transporte de carga, não integrando o produto ou o conjunto de produtos armazenados.
Formas mais comuns de unitização
* Pré-lingagem (amarração ou cintamento): Envolvimento da carga por redes especiais (slings) ou cintas com alças adequadas à movimentação por içamento.
* Paletização: Utilização de plataforma de madeira ou estrado destinado a suportar carga, fixada por meio de cintas, permitindo sua movimentação mecânica com o uso de garfos de empilhadeira.
* Conteinerização: Colocação da carga em container (cofre de carga), que é um recipiente construído de material resistente o suficiente para suportar uso repetitivo, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez, permitindo fácil carregamento e descarregamento e adequado à movimentação mecânica e ao transporte por diferentes equipamentos.
* Processamento térmico: As embalagens devem ser resistentes à temperatura do processo, totalmente herméticas e ao mesmo tempo permitir as variações de volume do produto que podem ocorrer durante o processo, sem o risco de ocorrer uma modificação no aspecto físico da embalagem de forma irreversível e sem por em risco a descontaminação pós-processo da embalagem.
Acondicionamento asséptico
A embalagem deve ser desenhada a pensar no processo de esterilização, no enchimento do produto processado e no fecho em condições perfeitamente assépticas, mantendo a integridade e hermeticidade do material e