Formas de Estados no Século XX
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Aluna: Ana Paula Lessa Tavares de Andrade
ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Estado Neoliberal no Século XX
FORMAS DE ESTADO NO SÉCULO XX
Atividade Investigativa apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina
Estado, Governo e Mercado da Especialização
Gestão em Saúde, pela Universidade do estado da
Bahia – UNEB.
As relações entre Estado e mercado conheceriam situações extremas ao longo do século XX. O movimentos em espiral entre Estado e mercado ocorrido no interior de cada sociedade iria produzir tantas combinações distintas entre essas duas instituições de regulação das relações sociais quanto era o numero de nações então existentes. Mas independentemente da trajetória singular de cada país, é possível identificar quatro padrões de formas de relação, que foram sucessivamente dominantes em todo mundo:
•
O ESTADO LIBERAL
• O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL
• O ESTADO SOCIALISTA
• O ESTADO NEOLIBERAL
ESTADO LIBERAL
O Estado Liberal pode ser considerado, de uma perspectiva histórico-sociológica, como aquele que sucedeu o Estado Absolutista.
Enquanto este se caracterizou geralmente por uma relação autoritária entre a classe governante e o “povo”, o liberalismo, por outro lado, pregou a dissociação entre o Estado e a economia que, por sua vez, deveria ser estimulada e regulada pelo próprio mercado (e não pela elite política) – segundo Adam Smith, em A Riqueza das Nações
Defesa da propriedade privada;
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICA
DO LIBERALISMO
Liberdade econômica (livre mercado);
Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); Igualdade perante a lei (estado de direito).
CONCLUÍMOS PORTANTO QUE:
O Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os