Formas de conexão com a internet
Conexão por linha discada (Dial-up)
A mais antiga de todas, usada nos primórdios da internet, é a conexão por linha discada, também conhecida por dial-up. Trata-se de um acesso no qual o internauta usa um modem e uma linha telefônica convencional. Este tipo de conexão é cada vez menos comum, uma vez que a capacidade de transmissão de dados não passa de 56 kbps, o que torna a navegação muito lenta. Com a popularização dos serviços de acesso em banda larga a preços bem mais acessíveis, o acesso dial-up vem perdendo espaço.
Vantagens:
Para os menos entendidos no assunto, é a conexão mais simples de ser realizada, dispensando a instalação e a configuração de dispositivos mais complexos. Obviamente é preciso também um provedor de acesso, mas alguns não cobram pelo serviço. No caso do acesso pago, são oferecidos diversos planos com limites de horas de utilização e volume de dados ou acesso ilimitado. Vale lembrar que a qualidade e estabilidade dos provedores que oferecem acesso gratuito podem ser menor do que os cobrados.
Desvantagens:
Além da baixa velocidade, a conexão discada não é estável e mantém a linha telefônica ocupada quando se conecta. Ou seja, ou você navega pela internet, ou bate papo. Dependendo do horário em que o acesso é feito, os gastos com a conta telefônica podem aumentar consideravelmente.
Equipamentos Utilizados:
Basta uma linha telefônica disponível e um PC com modem para que a web esteja disponível.
Conexão do tipo ADSL
A conexão do tipo ADSL é fornecida por meio da rede de telefonia convencional, mas difere do acesso discado no que diz respeito justamente à desvantagem do acesso dial-up. Um modem converte as informações em um sinal elétrico que trafega em uma frequência diferente daquela utilizada para a voz, fazendo com que um sinal não interfira no outro.
Vantagens: • Uma ligação ADSL pode atingir uma velocidade 10 a 20 ou mais vezes superior à de um modem analógico de 56