Formas de Concepção da Ciência
a) Positivismo: O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
b) Funcionalismo: O funcionalismo na filosofia tem como ponto central observar o comportamento de cada indivíduo na sociedade, de maneira que o observado cumpra com sua determinada função fazendo com que exista o progresso na sociedade, ou seja, a sociedade é dividida em funções onde cada indivíduo possa obter o seu desempenho.
c) Estruturalismo:
d) Fenomenologia: É aquilo se apresenta ou que se mostrar. Afirmar a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmo.
Edmund Husserl, filósofo, matemático e lógico – é o fundador da fenomenologia como método de investigação filosófica e estabeleceu principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filosóficos desta tradução.
Foi seu mestre, Franz Brentano, que lutou contra o historicismo e o positivismo. Idealizou um recomeço para a filosofia como uma investigação subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenômenos como apresentam a mente para encontrar as verdades da razão.
De acordo com Husserl o êxito do método científico está no estabelecimento de uma “verdade provisória”, útil, que será verdade até que um fato novo mostrar outra verdade.
e) Modelo holístico: é um modo de explicar, isto é, eles tendem a examinar o campo inteiro, atribuindo a ele a casualidade dos eventos.
É um método utilizado para explicar que o conhecimento não deve ser estudado de modo específico. Não é admissível para o holístico haver a divisão desmistificar a teoria ocidental. Por isso, que esta forma de concepção da ciência sofra grandes críticas e está, hoje, ganhando forte reconhecimento nos diversos campos do saber.