Formas de Base Design Gráfico
Uma boa composição visa o equilíbrio entre os diferentes elementos, a fim de criar um sentimento de harmonia.
Composição: A Organização dos Elementos Gráficos
Composição é a arte de distribuir e combinar ordenadamente os elementos integrantes de um determinado espaço, sua configuração e a exata posição de todos os elementos, de maneira que o usuário perceba o estímulo na forma e no tempo preciso, interprete a informação corretamente.
Unidade, harmonia, proporção, equilíbrio, contraste, movimento, ritmo, hierarquia de informações são os principais fatores que viabilizam uma boa composição. Em virtude de sua importância e ampla utilização, tais fatores serão descritos a seguir:
Unidade
A unidade deve prevalecer em todo projeto gráfico. Uma composição possui unidade quando não existem elementos discordantes.
Tais elementos estão subordinados ao desenvolvimento do tema pré-estabelecido.
É conveniente padronizar ao máximo os elementos de um projeto, quanto ao seu formato, sua denominação e a sintaxe dos procedimentos.
Sugere-se algumas medidas uma boa padronização:
- utilização de formas geométricas regulares, contornos simplificados, definição de cores sempre que possível.
- criação de uma identidade visual através da forma, tamanho, cor, textura, espessura da linha, orientação, alinhamento e espaçamento.
- variação tipográfica limitada. Em textos pequenos, utilizar uma ou duas famílias.
- a regulamentação ou padronização beneficia a estética e agiliza a interação. Porém, havendo a intenção de manter elementos fora do padrão estabelecido, sugere-se que seja realizada uma análise crítica buscando soluções viáveis.
Harmonia
Harmonia é a disposição bem proporcionada entre as partes de um todo. É a unidade sem violações, com correspondência das partes e proporção conveniente. A harmonia descreve o efeito, visto ao nível do todo, da agradável interação entre as partes. Sugere-se a utilização da