Formando em engenharia
AEMS – FACULDADE INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
ENGENHARIA CIVIL
ESTRADAS E TRANSPORTES
NOMES: RA.: DANIEL MORAIS 11840965 LUIZ WASHINGTON FELIPE DOS SANTOS 11842436 MURILO HENRIQUE SILVA SOUZA 11842195 GUILHERME GAMA INACIO 11842209 ODAIR DE OLIVEIRA NETO 11841447 1º PERÍODO “C”
GRUPO Nº 5
O profissional formado pelo curso de Engenharia Civil é preparado para atuar nas diversas áreas da Engenharia Civil, especificando estradas e transportes, temos:
Construção Civil
Em construção civil, consideram-se todos os tipos de obras: residenciais (edifícios), industriais, obras de grande porte, como ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos, aeroportos etc. A atuação do engenheiro civil abrange desde o planejamento (viabilidade, controle de custos, cronograma), projeto e especificação de materiais, execução, fiscalização e gerenciamento, até a manutenção e operação da obra.
Estruturas
Nessa área encontramos os projetistas de estruturas em concreto armado, concreto protendido, aço, madeira e outros materiais que possam fornecer um suporte estrutural, como as alvenarias, por exemplo. Além do projeto, a fiscalização e a execução das estruturas são atribuições dos profissionais dessa área especializada da construção civil.
Fundações e obras de terra
Essa é a especialização que cuida do projeto, fiscalização e execução da parte da obra responsável pela estabilidade de qualquer tipo de construção: as fundações ou os alicerces.
Além da execução de sondagens e análise da resistência do solo para execução de estacas, sapatas e outras soluções que transmitam as cargas da construção de forma adequada ao terreno onde se apoia, o engenheiro civil pode trabalhar com obras que envolvam grandes movimentações de terra: aterros e barragens, definindo o melhor método construtivo e as técnicas mais indicadas para o tipo de solos de