Formando em Administração
QUESTIONÁRIO PARA A AV2: Texto Nº 2 (Goulart e outros – Cap. 2: Mercado de Renda Variável).
1. Como são caracterizados os títulos de renda variável?
R: São caracterizados por terem sua remuneração dependente de eventos futuros incertos, como o desempenho de uma empresa, um exemplo é dado pelas ações, mas podem ser citados os derivativos e as debêntures com participação em lucros.
2. Quais são os tipos básicos de derivativos? Onde podem ser negociados?
R: Os tipos básicos de derivativos são: termo, futuro, opções e swaps. Podem ser negociados em diferentes mercados, como na Bolsa de Valoresde São Paulo (Bovespa), Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), ou no mercado de balcão, como na CETIP, em que se transacionam derivativos que necessitam de maior grau de flexibilidade, como os swaps.
3. O que é o Home Broker? Quais são suas vantagens?
R: Permite que o investidor, por meio do site das corretoras na internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao sistema de negociação da Bovespa. Suas vantagens: agilidade, consultas às posições financeiras e de custódia, acompanhamento da carteira de ações, acesso às cotações, envio de ordens imediatas, ou programadas, de compra e venda de ações, no mercado a vista e de opções, recebimento da confirmação de ordens executadas e resumo financeiro.
4. De acordo com a legislação atual, quais são os títulos e valores mobiliários negociados em bolsa?
R: A legislação atual autoriza as bolsas de valores a negociarem títulos e valores imobiliários de emissão ou co-responsabilidade de companhias abertas, resgistrados na CVM (COMISSÃO DE VALORES MOBILIARIOS), assim como opções de compra e venda sobre ações de companhias abertas, contratos futuros de ações, debêntures e comercial papers registrados para colocação pública. Direitos e índices referentes às ações negociadas, além de recibos de depósitos de ações, quotas de fundos ou de clubes de