Formacao social
Aborda os conteúdos situados nos capítulos 1, 2 e 3. Neles, você observará que a formação social, econômica e política do Brasil passou por diferentes momentos e circunstâncias da história e a compreensão dos mesmos leva à construção de um olhar mais atento para o que o País é na atualidade.
Com a chegada oficial dos portugueses ao Brasil, que ocorreu em 22 de abril de 1500, o Brasil se torna Colônia de Portugal, nessa relação então denominada Metrópole.
Portanto, a formação brasileira se inicia com o chamado período colonial, no qual o papel brasileiro era o de fornecer riquezas à coroa portuguesa, tais como o pau-brasil e a cana-de-açúcar, sob o ponto de vista do Pacto Colonial, segundo o qual a
Metrópole desfrutava do exclusivismo comercial em relação às suas colônias. Em outras palavras, tudo o que se produzisse em território brasileiro era destinado aos portugueses.
A produção de cana na Colônia foi inicialmente prejudicada com a não-adaptação dos índios ao trabalho, tendo início o tráfico de escravos da África para o Brasil.
Depois do açúcar tem-se o ciclo do ouro no País. À medida que se enriquecia com o ouro, compravam-se mais escravos. Com a multiplicação de braços ocorria a multiplicação de lucros e, com isso, o sistema escravocrata se fortalecia cada vez mais. Mesmo com a pressão metropolitana sobre a economia da Colônia e as transferências volumosas de ouro para Portugal, o Brasil continuou crescendo. Mas, com a decadência do ciclo do ouro, o País passou pelo chamado renascimento agrícola, com grande destaque para a produção cafeeira no país.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
Este tema tem como objetivo possibilitar a você, acadêmico, conhecimentos e informações que lhe permitam:
Compreender a formação da sociedade brasileira, no que se refere ao nascimento desta como então Colônia de Portugal;
Entender a estrutura e o sentido da