Forma o e atua o dos Psic logos
Emerson Dantas Mororó
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da formação e atuação dos psicólogos. Para tanto, vamos refletir e entender as possibilidades de empregos e onde o Psicólogo deveria atuar e não atua. Por fim, vamos entender esse processo e sua própria formação acadêmica do psicólogo - os modelos teóricos e práticos que orientam sua atuação profissional - e suas consequências em termos das práticas psicológicas.
Palavras-chave: Formação profissional, Atuação do Psicólogo.
INTRODUÇÃO
Esse artigo tem como objetivo apresentar um olhar diferenciado para as questões sociais referente a área de atuação do psicólogo levando em conta sua formação, o mercado de trabalho e suas contribuições para que seja um processo de aprendizagem e conhecimento.
Sendo assim, nossa formação e o que estamos aprendendo é fundamental para vivenciarmos isso na pratica profissional no mercado de trabalho onde vamos ter um contato direto e de certa forma exercitando um olhar diário para sociedade e suas questões que envolvem o sujeito.
Nesse estudo procurei vamos identificar as áreas de atuação dos Psicólogos, o processo de formação do mesmo e como isso identificar qual a área de atuação que os Psicólogos deveria atuar e não atuam, embora isso passe desapercebido existem uma certa prioridade de demandas que a sociedade esta esquecendo ou fechando os olhos.
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS.
Nos mais variados trabalhos, que de certa forma nos últimos anos tem se multiplicado a Psicologia, como uma profissão que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando e mostrando uma preocupação e uma promoção à saúde e a qualidade de vida, possui uma das áreas de atuação ditas tradicionais (Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar/ Saúde, Psicologia Jurídica, Psicologia Social Comunitária e a Docência em Psicologia), além de outras que começam a