Forma o de Hierarquia em Suinos
O suíno tende a formar grupos, com estrutura social bem definida e hierarquia de dominância, tendo a finalidade de permanecerem juntos. Segundo Bastos, (2011/2012) relações de longo prazo são estabelecidas entre os companheiros de ninhada desde muito cedo.
Quando certo número de suínos, da mesma idade, peso e características zootécnicas são agrupados pela primeira vez, eles brigarão entre sí nas primeiras 24 a 48 horas para estabelecer uma hierarquia, uma linha de domínio, através da ativa submissão e dos comportamentos de evitação que os animais das classes sociais mais baixos apresentam (Bastos,2011/2012)
No ápice desta linha geralmente está o animal de maior porte, e ou com a maior idade sexual, e o lugar mais baixo é ocupado pelo mais fraco menor tamanho. E quanto menor o grupo de mistura em baias pequenas. Ex: misturar 5 animais de um grupo, com 5 animais de outro, em uma baia de 10 metros quadrados, a briga será muito maior; do que se misturar dois lotes de 40 animais cada, em uma baia de 70 metros quadrados.
Os grupos recém formados não brigam enquanto estão sendo carregados, mudado de ambiente, mas ao desembarcarem começam a brigar, principalmente se o deslocamento, tiver sido de deslocamento curto, se o deslocamento tiver sido longo, por volta de 4 a 8 horas de viagem, estes animais seguramente brigarão depois de terem descansados da viagem.
Uma vez estabelecida a hierarquia, cai o nível de agressão, mas não chega a desaparecer. Podendo permanecer certo grau de agressividade rotineira no grupo que é influenciado, por: lotação, umidade na baia e nível de sujeira e liberação de amônia no ambiente, e ainda pelo manejo da ração. Os porcos naturalmente formam grupos muito unidos e se afligem quando separados de outros membros do grupo, mesmo que por curtos períodos de tempo (apud Silla, 2008).
TIPOS DE AGRESSÃO:
A agressividade dos suínos dentro de um grupo pode ser assim distribuída:
Aguda: a que se manifesta por brigas que