Forma O Da L Ngua Portuguesa
Bruna Hipólito, Júlia Souza, Katley Nascimento, Lucas Dal Moro, Milainy Marcon
Professor- Vinícius Aquino
Origem Latina do português
O português é uma língua derivada do latim, que era falado antigamente na região do Lácio, onde ficava a cidade de Roma.
Com o tempo, Roma foi crescendo e, à medida que conquistava novos povos, impunha o latim como meio de comunicação obrigatória, transformando-o assim em língua oficial no Império Romano.
Além disso, os romanos espalhavam seus hábitos, assim imprimindo feições latinas às culturas dos povos conquistados.
Mas o latim levado a essas regiões era o popular (vulgar), uma língua em constante evolução, dinâmica, falada por soldados e pessoas que provinha de vários lugares, o que tornava diferente da língua falada na cidade de Roma.
Além disso, os povos conquistados pelos romanos já possuíam uma língua e, ao serem obrigados a empregar o latim, modificavam bastante a pronúncia, resultando em uma nova língua, porem com sua semelhança da origem comum.
Modalidade do Latim:
O latim clássico, gramaticalizado, usado pelas pessoas cultas, era falado e escrito; o latim vulgar, usado pelo povo, era apenas falado. E vale lembrar que o português originou-se do latim vulgar
Expansão da Língua portuguesa.
A língua portuguesa foi transportada para o território colonizado durante a expansão extra europeia.
O português é uma língua nascida do norte e que cresceu para o sul, assim como aconteceu como o castelhano e com o francês.
Começou por ser um conjunto de dialetos provinciais e passou a ser a língua de uma nação e depois veículo de um império.
A língua portuguesa é oficial 8 países sendo entre eles Portugal, Angola e Cabo Verde
Transição do Português Arcaico para o Contemporâneo.
A Idade Contemporânea é o período atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa, ao contrario do arcadismo que teve sua formação a partir