FORMA E COMPORTAMENTO DOS VERTEBRADOS
2284 palavras
10 páginas
FORMA E COMPORTAMENTO DOS VERTEBRADOS (RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS). Estes são tão diversos quanto suas formas. Obtém a energia necessária do alimento que consomem. A alimentação varia conforme cada espécie. Vertebrados carnívoros alimentam-se de outros animais, o modo como capturam a presa também é variado entre os carnívoros. Alguns predadores são bem ativos vão à procura de suas presas, enquanto outros esperam que venham até eles.Vertebrados herbívoros comem plantas e contam com micro-organismos vivos em seus tratos digestórios para digerir a celulose, pois a parede das células das plantas contém celulose e nenhum vertebrado consegue digeri-la.
Reprodução
Em geral as fêmeas são cortejadas pelos machos e estas tomam conta dos jovens, mas este aspecto não é regra, alguns vertebrados são inteiramente autossuficientes e nunca encontram seus pais, enquanto outros tem períodos de cuidado parental obrigatório.
Diversidade
Atualmente as espécies de répteis, aves e mamíferos, constituem uma pequena porcentagem daquelas que já existiram. Os mamíferos, por exemplo, já foram mais diversificados do que hoje em dia.
A época do pleistoceno tinha vários tipos de mamíferos gigantes, preguiças terrestres tão grandes quanto os modernos rinocerontes e guaxinins do tamanho de ursos. O número de espécies de vertebrados provavelmente alcançou seu máximo no meio do miosceno, há 12 a 14 milhões de anos, e tem declinado desde então.
Hoje temos um número aproximado de espécies atuais em cada grupo e uma característica em especial em cada um dos grupos:
∙Os répteis (Lepidosauria): tuatara 2, lagartos 4.800, serpentes 2.900, tartarugas (testudinia) 300 e jacarés e crocodilos (crocodilia) 23 espécies e possuem a pele coberta por escamas.
∙As aves 9.000 e possuem a pele coberta por penas.
∙Os mamíferos (Mammalia) somam 4.800 e possuem a pele coberta por pelos.
Tuatara, lagartos e serpentes (lepidosauria)
Tuatara
As duas espécies de tuatara, animais de corpo robusto