forma metalica
Estabelecer uma ferramenta de padronização do processo de engenharia para a execução de montagem de fôrmas metálicas.
2. Abrangência
Toda a área técnica da Marco Projetos e Construções e fiscalização da contratante.
3. Responsabilidade e Autoridade
O Diretor Operacional tem a autoridade de aprovar os Procedimentos de Engenharia. O Supervisor Técnico e/ou Engenheiro Residente tem a responsabilidade de aplicar as etapas do procedimento em questão, respeitando as peculiaridades de cada obra. A Área da Qualidade tem a responsabilidade de auditar os registros.
4. Referências Normativas
NR-18.
5. Materiais e Equipamentos
Painéis metálicos;
Clips para unir painéis;
Marreta;
Barras de ancoragem;
Parafusadeira;
EPI´s.
Nota: Os materiais serão recebidos conforme descritos no “caderno de materiais” e inspeção através de carimbo de recebimento no verso do documento de entrega do mesmo.
5.1. Dispositivos de Medição
Trena;
Prumo;
Nível.
Nota: Todos os dispositivos de medição utilizados no procedimento são controlados e calibrados conforme procedimento padrão PRO-QUA-12.
6. Métodos Executivos
Ao receber os painéis, estes devem ser conferidos separados de acordo com a solicitação de projeto;
Os painéis podem ser montados em qualquer posição (vertical ou horizontal), mas respeitando que o primeiro nível horizontal seja montado na vertical para garantir que as barras de ancoragem, e porcas não sejam encostadas no chão;
Os painéis são travados com uso de ancoragem a cada canto;
Os arremates podem ser com sarrafos ou compensados (12 mm), apoiando-os em perfis de alinhamento.
6.1. Alinhamento
Situação Típica: A partir de dois níveis de painéis é necessário o alinhamento em dois sentidos (horizontal e vertical). Como geralmente são utilizados tubos de PVC para passar as ancoragens, e estes tubos de PVC são rígidos o suficiente para segurar o espaçamento das laterais da fôrma, é suficiente de alinhar um lado da fôrma na horizontal e outro lado na