Forma de Relatorio
1. Conceito de Relatório : e a exposição pormenorizada ( detalhada ) de determinada atividade : aula prática, visita , trabalho, viagem a trabalho, estágio, estudo, pesquisa, etc.
2. Para que serve: para dar ciência ao chefe da atividade realizada, como meio de demonstrar com detalhes o que foi feito, como foi feito, quais as facilidades e dificuldades encontradas, etc.
3. Tipos:
A) Quanto a estrutura:
Individual - elaborado por um só relator;
Coletivo - elaborado por 2 ou mais pessoas;
Simples - só tem capa, folha de rosto, sumário ou índice e o corpo do relatório, composto de introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode ter anexos.
Complexo- segue as normas da ABNT, ou seja, tem capa, folha de rosto, sumário ou índice , apresentação, introdução , desenvolvimento e conclusão, anexos e e feito para ser publicado;
Periódico- e o que e feito em intervalos de tempo determinada, como o relatório mensal ou o semanal ou diário.
Eventual- e feito esporadicamente ou eventualmente, em função da necessidade, como o relatório referente ao desabamento de uma marquise numa obra, em que o engenheiro vai apontar causas e consequências do ocorrido para fim de apuração de responsabilidades .
Completo - reúne todas as etapas do trabalho ou atividade realizados .
Parcial - abrange apenas uma etapa do trabalho realizado, como o relatório da terceira etapa de construção de uma casa, incluindo apenas a etapa de instalações elétricas e hidráulicas concluídas.
B) Quanto ao assunto : técnico, médico, contábil , pedagógico , administrativo, etc.
Modelos : são variáveis , não tem estrutura formal externa uniforme. Quanto só conteúdo, o importante e que tenha pelo menos capa com a identificação da empresa ou órgão , do relator, local e data, além do conteúdo propriamente, com introdução , desenvolvimento e conclusão .
Exercício:
1. De um exemplo de relatório