Forma de apresentação dos medicamentos
Forma farmacêutica é a forma final de como um medicamento se apresenta: comprimidos, cápsulas, injetáveis, etc. Normalmente as drogas não são administradas aos pacientes, no seu estado puro ou natural, mas sim como parte de uma formulação, ao lado de uma ou mais substâncias não medicinais que desempenham varias funções farmacêuticas. Esses adjuvantes farmacêuticos têm por finalidade, solubilizar, suspender, espessar, diluir, emulsionar, estabilizar, preservar, colorir e melhorar o sabor da mistura final. Com a finalidade de deixar o fármaco agradável ao paladar e eficiente.
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em: sólida, liquida, semi-solida e gasosas.
Nas formas sólidas podemos citar como exemplos, os comprimidos, cápsulas, supositórios e pós.
Nas Formas semi-sólidas são, por exemplo, as pomadas, cremes, loções, pastas e os géis.
As Formas liquidas: Podemos citar como exemplo, os xaropes, injetáveis e soluções.
As Formas gasosas: São os aerossóis (SPRAYS)
COMPRIMIDO: É o pó comprimido com um formato próprio, sendo redondo ou ovulado, podem trazer uma marca, como sulcos que facilitam sua divisão em partes.
O comprimido é uma pastilha, formada através de processos de compressão, em cuja composição constam dois elementos principais: a substância ativa, com ação médica, sob a forma de pó, e uma substância inativa, geralmente com propriedades aglutinantes, o excipiente. O seu fabrico em série faz-se pela compressão de volumes idênticos de partículas, o que garante uma elevada precisão no doseamento e uma elevada rapidez de elaboração.
O comprimido destina-se a ser ingerido por via oral, juntamente com água, que facilita a descida até ao estômago. A ingestão a seco ou com pouca água não é recomendada, já que pode originar irritações na parede do tubo digestivo, nomeadamente no esófago, ou ficar retido ao longo deste.
Existem várias formas farmacêuticas de