Forjas
• O que é Forja? Quando surgiu?
O forja é o processo mais antigo para conformar metais, teve suas origens do trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo e a substituição dos braços dos ferreiros ocorreu na primeira etapa da revolução industrial Equipamentos de Conformação
Dentre os equipamentos de conformação mecânica podemos encontrar as bigornas utilizadas na antiguidade, os martelos e as prensas.
Bigorna
Prensa de
Fricção
Martelo de
Forjamento
•
A forja altera plasticamente a forma dos metais mediante aplicação de esforços mecânicos e pode ser classificada quanto à temperatura e quanto ao tipo de matriz utilizada.
•
Os processos convencionas de forjamento contam com várias etapas como: corte do material, aquecimento, pré conformação mediante operações de forjamento livre, forjamento em matriz e rebarbação.
Quanto à temperatura:
• Conformação a quente;
O processo de conformação a quente permite grandes deformações, menores valores de esforços e boa precisão dimensional. As matrizes de forja geralmente são confeccionadas de SAEH13, um aço para trabalho a quente, com alta resistência ao desgaste.
As matrizes devem ser aquecidas, pois o material das ferramentas é um aços para trabalho à quente, e batidas com a matriz fria podem causar trincas, além da peça perder temperatura mais rapidamente para matriz.
•
Conformação a Frio;
O processo de conformação a frio caracteriza-se pelo
fato de ocorrer industrialmente à temperatura ambiente.
AÇOS
Em geral devem submeter-se a temperatura de 1100 °C.
ALUMÍNI
O
INOX
Deve ser submetido à temperatura de 445°C.
Deve ser submetido à temperatura de 1100°C.
Quanto ao tipo de matriz:
• Forjamento livre (em matriz aberta): o material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam
•
Matriz fechada: o material é conformado entre duas metades de matriz que, possuem gravadas em baixo-relevo impressões com o formato que se deseja fornecer a