Fordismo
FAC – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Prof.(a) Dra Claudete Pagotto – História e Sociedade
Atividade sobre o livro Condição Pós-Moderna :
Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural - Capítulo 8 O Fordismo
São Bernardo do Campo
2011
O Fordismo
Simbolicamente o fordismo surgiu em alguma data de 1914, a partir do momento em que Henry Ford introduziu seu dia de oito horas e cinco dólares como recompensa para os trabalhadores da linha automática de montagem de carros que ele estabelecera no ano anterior em Dearbon, Michigan.
Nesse período o capitalismo sofria várias inovações tecnológicas
Com o passar do tempo, as formas de atuação do capitalismo industrial ganhou outras feições. Na segunda metade do século XIX, a eletricidade, o transporte ferroviário, o telégrafo e o motor a combustão deram início à chamada Segunda Revolução Industrial. (SOUSA, 2011)
Ford em muitos aspectos contribuiu para essas inovações tecnológicas e organizacionais, pois aplicou alguns princípios de F. W. Taylor “Os Princípios da Administração Científica:
É um influente tratado que descrevia como a produtividade do trabalho podia ser radicalmente aumentada através da decomposição de cada processo de trabalho em movimentos componentes e da organização de tarefas de trabalho. (HARVEY, p. 121, 2005)
Henry Ford racionalizou velhas tecnologias ao detalhar uma divisão do trabalho preexistente, fez o trabalho chegar ao trabalhador numa posição fixa, conseguindo dramáticos ganhos de produtividade.
O fordismo assim como o taylorismo visava a racionalização extrema da produção, porém havia algo em especial em Ford que se distinguia.
A sua visão, seu reconhecimento explícito de que produção de massa significava consumo de massa, um novo sistema de reprodução de força de trabalho, uma nova política de controle e gerência do trabalho, uma nova