Fordismo
Antes da Ford Motor Company, Ford fundou em 1899 a Detroit Automobily Company, porém sua produção não satisfez e a empresa dissolve-se. Após isso, com muitas experiências e muitos ensaios, produziu um carro viável. Organizou então a Companhia Ford, que produzia carros cujos preços eram acessíveis ao grande publico. A partir dai foram estabelecidos o ‘’sistema de vendas Ford’’ o ‘’serviço Ford’’ e o ‘’fordismo’’.
‘’Fordismo’’ é um sistema de produção, cuja principal característica é a fabricação em massa, isto é, a produção em grande quantidade a baixo custo, por meio da utilização do artificio conhecido como ‘’linha de montagem’’, o qual fabricava um carro a cada 98 minutos.
Henry Ford foi um pioneiro também do ‘’Capitalismo do bem-estar social’’, a fim de reduzir a rotatividade de funcionários que por ano contratavam-se 300 homens para ocupar apenas 100 vagas e também para melhorar a qualidade do serviço na empresa. Em 5 de Janeiro de 1912 Ford revolucionou lançando o programa ‘’5 dolares por dia’’ mais do que dobrando o salario anterior de 2,34 dolares/dia e também reduzindo a carga horária de 9h para 8h e 5 dias na semana. Outra inovação para a época foi a divisão de uma parte do controle acionário com os seus funcionários.
Com base nos parágrafos anteriores, será comparado o Fordismo do inicio do século XX com o Toyotismo por volta dos anos