Fordismo
1- Frederick Winslow Taylor (1856-1915) elaborou um método de racionalização do trabalho chamado taylorismo. Sobre este método, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O objetivo desse método era sistematizar a produção capitalista, a fim de aumentar a produtividade do trabalho, acarretando, segundo alguns críticos do taylorismo, um aumento da exploração da mais-valia.
B) A cronometragem de cada etapa da produção determinava o tempo médio que passava a ser referência a partir de então para aquele conjunto de tarefas.
C) Havia uma separação rígida entre planejamento e execução no processo produtivo.
D) A economia do tempo de trabalho, propiciada pelo taylorismo, buscava ampliar o tempo livre dos trabalhadores, garantindo-lhes, assim, maior possibilidade de lazer e de convivência social.
2- A cerca do fordismo, assinale a alternativa correta:
A) Corresponde a uma forma de organização do trabalho social datada historicamente, prescindindo da figura do Estado e estabelecendo a livre negociação entre capital e trabalho.
B) Corresponde a uma forma de organização da produção e do trabalho, que vem possibilitando grande expansão e acumulação do capital nos dias atuais, particularmente ao longo da década de 90.
C) Corresponde a uma forma de organização do trabalho social que sempre existiu na sociedade capitalista e que envolve um compromisso entre capital e trabalho, mediado pelo Estado.
D) Corresponde a uma forma de organização do trabalho social datada historicamente e envolveu um compromisso entre capital e trabalho mediado pelo Estado.
3- Fordismo é um termo que se generalizou a partir da concepção de Antônio Gramsci, que o utiliza para caracterizar o sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford, em sua fábrica, a Ford Motor Co., em Highland Park, Detroit, em 1913. O método
Fordista de organização do trabalho produziu surpreendente o crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo para consumo