Ford
PRINCIPIOS BASICOS DE FORD
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UNIPAC
IPATINGA/MG
2010
PRINCIPIOS BASICOS DE FORD
Provavelmente o mais conhecido de todos os precursores da administração moderna, começou como mecânico chegando a engenheiro chefe de uma fabrica. Idealizou e projetou um modelo de carro autopropelido em 1899. Em 1903 montou a Ford começando com carros artesanais e foi evoluindo com ajuda de empréstimo.
Em 1913 já fabricava 800 carros por dia. Ford orgulhou-se de substituir a mão-de-obra física pela tecnológica.
Idealizou a linha de montagem que lhe permitiu a produção em serie, conseguindo produzir grandes quantidades de um determinado produto padronizado, graças ao constante e intensivo aperfeiçoamento de seus métodos.
Três aspectos suportam o sistema, que recebeu o nome de Fordismo:
1- A progressão do produto elaborado pelo processo produtivo é planejada, ordenada, continua e ritmada.
2- O trabalho é entregue ao trabalhador, em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo.
3- As operações são analisadas e divididas em seus elementos constituintes.
Ford adotou três princípios básicos, a saber:
1- Principio de intensificação: diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2- Principio de economicidade: consiste em diminuir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3- Principio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.
O esquema caracteriza-se pela aceleração da produção, por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico. Ford foi um dos introdutores da produção em serie, em massa, pela padronização do maquinário e equipamento, da Mao de obra e das matérias primas e, conseqüentemente, dos produtos. Na