forca magnetica
DISCIPLINA: Física 3o ano – Ensino Médio
Professor: Dr. Carlos Alessandro A. da Silva
Notas de Aula: O campo magnético e sua influência sobre cargas elétricas
CAMPO MAGNÉTICO
Aspectos históricos
Magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros. A primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras é a de Tales de Mileto. Em uma de suas viagens a Ásia
(na época província da Grécia) para Magnésia (nome da região da Ásia) constatou que pequenas pedrinhas estavam sendo atraídas na ponta de ferro do seu cajado. Então estudou tal fenômeno e descobriu o magnetismo e a eletricidade. Mas esses fenômenos nunca despertaram um grande interesse, até o século XIII, quando as bússolas passaram a ser usadas.
Fig. 1 Campo magnético de um ímã
O cientista William Gilbert propôs que a eletricidade e o magnetismo, apesar de ambos causarem efeitos de atração e repulsão, seriam efeitos distintos. Entretanto marinheiros percebiam que raios causavam perturbações nas agulhas das bússolas, mas a ligação entre os raios e a eletricidade ainda não estava traçada até os experimentos que Benjamin Franklin propôs em 1752.
Um dos primeiros a descobrir e publicar as relações entre corrente elétrica e o magnetismo foi Romagnosi, que em 1802 afirmou que um fio conectado a uma pilha provocava um desvio na agulha de uma bússola que estivesse próxima. No entanto essa notícia não recebeu o crédito que lhe era devido até que, em 1820, Hans Christian Øersted montou um experimento similar.
A teoria do eletromagnetismo foi desenvolvida por vários físicos durante o século
XIX, culminando finalmente no trabalho de James Clerk Maxwell, o qual unificou as pesquisas anteriores em uma única teoria e descobriu a natureza eletromagnética da luz. No eletromagnetismo clássico, o campo eletromagnético obedece a uma série de equações
conhecidas