For M A Import Ncia Da Estat Stica
Excelente os 2 primeiros capítulos do nosso polígrafo. Sempre considerei muito interessante os resultados de Pesquisas Estatísticas aplicadas aos mais diversos segmentos. Muitos cargos políticos tiveram suas definições a partir das pesquisas fornecidas pela Estatística.
Olhando para os gráficos, tenho apenas uma noção de quais elementos são os mais relevantes para a pesquisa, sempre fiquei intrigada de como escolher os dados mais importantes e o estudo proposto me auxiliou a clarear o meu entendimento.
Estamos diante de um contexto onde a informação, se bem empregada, fará toda a diferença para que as empresas consigam se sobressair num mercado tão competitivo. Os métodos quantitativos estão incubidos de transformar dados colhidos das informações para o gestor tomar decisões sensatas. Podem ser empregados como forma auxiliar no crescimento das empresas e também, através das coletas de dados, é possível fazer um diagnóstico dos problemas e quais as suas causas.
Então, é um diferencial em termos de competências do tomador de decisões. Os tratamentos estatísticos fornecem a redução de incertezas nas decisões, considerando a existência de dados adequados.
Transpondo esse conhecimento para o ramo de pizzarias (atividade bem desenvolvida entre os meus clientes), usarei a estatísitica no planejamento e execução das seguintes ações a fim de buscar saber quais os sabores de pizzas que vendem mais:
Coleta: As pizzarias Da Mama, Italianíssima, Cantina, Bela Trento, Oficial farão parte do estudo. As pizzarias oferecerão um questionário via e-mail a 10 clientes fiéis, que compram sempre no sábado, acerca dos sabores que mais apreciam e o que gostariam de incluir no cardápio.
Organização: processamento de dados, como são dez pizzarias, serão verificados as respostas dos questionários enviados por e-mail, será feita uma codificação das respostas que mais se assemelham, gerando uma base de dados do estudo e criação de novas variáveis a partir das