For A Eletromagn Tica
CAMPUS GUANAMBI
JOANNE NOGUEIRA
LARISSA LESSA
LORENA MARTINS
VALÉRIA CASTRO
MAGNETISMO:
FORÇA MAGNÉTICA
GUANAMBI
2015
JOANNE NOGUEIRA
LARISSA LESSA
LORENA MARTINS
VALÉRIA CASTRO
MAGNETISMO:
FORÇA MAGNÉTICA
GUANAMBI
2015
FORÇA MAGNÉTICA A história do magnetismo iniciou-se com um mineral chamado magnetita (Fe₃O₄), a primeira substância com propriedades magnéticas conhecidas pelo homem, seu poder de atrair o ferro já era conhecido séculos antes de Cristo. A força magnética que age em condutores percorridos por corrente em um campo magnético é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Esta interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica, denominadas forças magnéticas.
A força magnética, ou força de Lorentz, é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. A unidade de medida utilizada é a mesma de qualquer outro tipo de força: o Newton.
No caso das cargas elétricas, a força magnética passa a existir quando uma partícula eletricamente carregada movimenta-se em uma região onde atua um campo magnético. Considere que uma carga pontual Q, com velocidade v, é lançada em uma região onde existe um campo magnético uniforme B, passa a atuar sobre ela uma força magnética com intensidade dada pela seguinte equação: Fm = |q| . v . B . sen α;
Em que α * é o ângulo entre os vetores da velocidade v e do campo magnético B.
A força F que atua sobre a carga tem as seguintes características:
Direção: É sempre perpendicular a B e a V;
Sentido: É dado pela Regra da Mão Esquerda; Figura1.
Polegar – Fm; Indicador - B; Médio - v;
Figura 1: (Regra da mão esquerda)