For a de resist ncia muscular
É definida pela habilidade do grupo de músculos exercer um esforço submáximo por um extenso período. Força de resistência pode ser atingida por ambas as contrações, sustentadas (estática) e repetidas (dinâmica). Um programa de exercícios com pesos é o caminho mais eficiente para obter capacidade muscular.
Flexibilidade é a capacidade da articulação se mover suavemente através de todo o curso do movimento. A falta de flexibilidade está associada a lesões musculoesqueléticas e dores lombares.
A flexibilidade decresce progressivamente com a idade devido às mudanças na elasticidade dos tecidos esqueléticos do corpo e devido à diminuição da atividade física. Assim, os exercícios de flexibilidade deverão ser incorporados a todos os programas de exercícios, principalmente naqueles dirigidos a idosos.
Uma boa oportunidade para executar esses exercícios é durante o relaxamento de um programa de exercícios. Quando forem executados exercícios de flexibilidade, devem-se evitar movimentos bruscos e o tempo de tensão de girar em torno de 15-30 segundos.
Potencia
Segundo FLECK & KRAEMER (1999), "potência é a velocidade em que se desempenha o trabalho". Já para ZATSIORSKY (1999), "potência é a força dividida pela unidade de tempo".
Seguindo estas definições, várias formas de potência (que na verdade seguem o mesmo princípio) podem ser sugeridas dentro de determinados contextos e necessidades específicas como por exemplo: potência aeróbia, potência anaeróbia (lática e alática), potência muscular, potência explosiva, onde caberá analisar cada movimento e/ou esporte para seguir o princípio da especificidade e fazer uso da potência adaptada a sua condição ótima em cada caso.