FOR A CENTR PETA
O objetivo deste trabalho é mostrar o movimento circular relacionado a força centrípeta. Quando um corpo se move em um círculo (ou arco de círculo) com velocidade constante v, diz-se que ele está em movimento circular uniforme. O corpo possui uma aceleração centrípeta (em direção ao centro do círculo), com intensidade constante dada por (aceleração centrípeta), onde R é o raio do círculo.
Vamos examinar dois exemplos de movimento circular uniforme:
1. Fazendo uma curva dentro de um carro. Você está sentado no centro do assento traseiro de um carro, que se move a alta velocidade mantendo a velocidade constante em uma estrada plana. No instante em que o motorista vira subitamente para a esquerda, fazendo uma curva em forma de arco de círculo, você desliza para a direita no assento até encostar na parede lateral do carro, onde permanece espremido até o fim da curva.
O que está acontecendo?
Enquanto o carro se move no arco de círculo, ele está em movimento circular uniforme; ou seja, ele possui uma aceleração que está voltada para o centro do círculo. Pela segunda lei de Newton, uma força deve ser a causa desta aceleração. Além disso, esta força também deve estar dirigida para o centro do círculo. Por este motivo é uma força centrípeta , onde o adjetivo indica a direção e sentido. Neste exemplo, a força centrípeta é uma força de atrito que o pavimento exerce sobre os pneus, tornando possível fazer a curva.
Para que você consiga se mover em movimento circular uniforme dentro do carro, também deve existir uma força centrípeta agindo sobre você. No entanto, aparentemente, a força de atrito que o assento exerceu sobre você não foi suficientemente grande para fazer com que seu corpo acompanhasse o movimento circular do carro. Consequentemente, o assento deslizou debaixo de você, até que a lateral direita do carro passasse a exercer uma força sobre você. Desta forma, a compressão da lateral do carro sobre você forneceu a força centrípeta necessária para