Fontes renováveis e não renováveis de energia
Fontes de Energia Renováveis e
Não Renováveis
Engenharia Elétrica Noturno – 1° Semestre / 2014
Prof.: Douglas Merlin
Hugo Messias de Mendonça
Maike de Jesus Almeida
Índice
INTRODUÇÃO
Um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) destacou que o Brasil se tornará até 2018 o terceiro país no mundo que mais aumentará sua geração de energia. Com isso, o país baterá concorrentes como Índia e Alemanha, ficando somente atrás da China e Estados Unidos, que já lideram este ranking.
A melhoria da eficiência energética é uma meta política comum de muitos governos ao redor do mundo. Os benefícios de um uso mais eficiente da energia são bem conhecidos e incluem investimentos reduzidos em infraestruturas energéticas, menor dependência de combustíveis fósseis, maior competitividade e melhoria no bem-estar do consumidor. Os ganhos de eficiência também podem trazer benefícios ambientais pela redução das emissões de gases de efeito estufa e da poluição do ar.
A integração das energias renováveis nos sistemas de energia local é de grande importância num esforço para alcançar as metas para 2020 propostas pela Comissão Europeia. O aumento no número de fontes de energia renováveis (FER) no local / sistemas de energia implica a utilização de armazenamento de energia, que é essencial para maximizar a penetração das energias renováveis, as flutuações da procura e melhorar a segurança do abastecimento. Sistemas de armazenamento de energia existentes foram testados e provaram sua eficiência.
O G8, os países membros da AIE e da União Europeia afirmaram claramente a importância de agir sobre a eficiência energética para tratar da segurança energética, alterações climáticas e os desafios económicos.
1 O que é energia?
Energeia é o termo grego para Energia, que segundo a física é a capacidade de realizar trabalho. É ela que faz com que as coisas se realizem. Se olharmos pela janela,